Seguidores

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Com fortes críticas, é instalada Comissão do Impeachment de Yeda

Com fortes críticas dos servidores públicos e de parlamentares das bancadas de oposição, a Comissão que tratará do pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius (PSDB) foi instalada no início da tarde desta terça-feira 29, na Assembleia Legislativa. O impeachment por improbidade administrativa foi solicitado pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais (FSPE-RS) no dia 8 de julho.

As críticas se referem à presidência e a relatoria da Comissão, ocupadas por dois deputados da base governista. Como a maioria dos nomes dos partidos que dão sustentação ao cambaleante governo Yeda decidiu não garantir essa posição publicamente, sobrou para dois nomes com laços estreitos com a governadora a ser investigada.

O deputado Pedro Westphalen (PP), eleito presidente, é o atual líder do governo no Legislativo. Mas passou pelo constrangimento de, perante os colegas, abrir mão da vice-presidência da Comissão Especial para Avaliar os Serviços das Estações Rodoviárias. Já a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), além de ser do mesmo partido da governadora, é a atual presidente estadual do partido.

“São dois nomes comprometidos com o projeto do governo e que, portanto, não garantem a imparcialidade que a investigação exige”, destacou Rejane de Oliveira, em nome Fórum dos Servidores Públicos Estaduais. A imparcialidade que faltou na Comissão do Impeachment foi respeitada na CPI da Corrupção, em funcionamento no Legislativo gaúcho.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
Publicado em www.cpers.com.br

Nenhum comentário: