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sexta-feira, 24 de abril de 2009

GREVE NACIONAL DO MAGISTÉRIO PARALISA O RS


O governo Yeda passou os últimos dois dias ameaçando quem aderisse à greve de 24 horas em defesa do Piso Nacional, dos Planos de Carreira e da Gestão Democrática. A pressão não teve o efeito desejado. Em todo o estado, a categoria decidiu parar e realizar debates entre os trabalhadores e com pais e alunos. Além disso, aconteceram panfletagens, caminhadas e manifestações regionais. Foi um dia de organização da luta e de preparação para a assembleia geral do próximo dia 30.

Em Passo Fundo, em torno de 1,5 mil pessoas participaram de um ato público organizado pelo Fórum dos Servidores Públicos do Estado (FSPE-RS). Segundo a presidente do CPERS/Sindicato, Rejane de Oliveira, 80% da categoria atendeu o chamado do sindicato e da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação no estado. “Os trabalhadores da educação não vão se submeter à política de intimidação do governo. Vamos preparar a categoria para a realização de uma grande assembleia geral no próximo dia 30”, declarou Rejane.

A mobilização em Passo Fundo começou com visitas às escolas e outras repartições públicas. Por volta das 10 horas teve início uma concentração em frente ao Colégio Joaquim Fagundes dos Reis. Da escola, os manifestantes se deslocaram até a praça Marechal Floriano. O trânsito na avenida Brasil, a principal do município, foi interrompido.

Em Santo Ângelo foram realizados debates nas escolas sobre os problemas da rede estadual de ensino e os ataques do governo aos direitos e conquistas dos educadores. O mesmo aconteceu em Santa Maria, onde a maior parte das escolas registrou paralisação. Na região de Frederico Westphalen 60% paralisaram as atividades.
O 17º núcleo, sediado em Bagé, também contou com ótimo percentual de paralisação. Pela manhã foram realizadas atividades de conscientização da categoria nas escolas. À tarde houve assembleia regional.
No próximo dia 30, às 13h30, no Gigantinho, os trabalhadores em educação reúnem-se em Assembleia Geral.

Publicado em www.cpers.com.br/portal2 (adaptado)

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