Seguidores

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Escolas Itinerantes: encontro frente a frente

O promotor do Ministério Público Estadual, Gilberto Thums, ficou frente a frente, na manhã de terça feira, com crianças atendidas nas escolas itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), fechadas por determinação conjunta do MP e do governo estadual. O encontro ocorreu no plenarinho da Assembléia Legislativa, durante audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, proposta pelo deputado Raul Pont (PT). A audiência reuniu, além de parlamentares, representantes do MP, do governo estadual, do Conselho Estadual de Educação, de educadores e alunos das escolas fechadas. Thums e a representante da Secretaria Estadual de Educação ouviram muitas críticas à decisão de fechar as escolas, que são reconhecidas pelo Conselho Estadual de Educação.
Na abertura do encontro, o deputado Raul Pont destacou que o Termo de Ajustamento Bilateral envolvendo o MP e o governo do Estado não ouviu uma das principais partes envolvidas no tema: o MST e os educadores. Ao final da audiência, depois da saraivada de críticas, os representantes do MP e da SEC admitiram a possibilidade de rever a decisão.
Enquanto isso, parlamentares de vários partidos criticaram duramente a proposta levantada pela governadora Yeda Crusius (PSDB) de transformar escolas desativadas em cadeias. “É a lógica do déficit zero na área educacional ou prisional, ou seja, a governadora quer realocar os presos e para isso serve até mesmo uma escola”, disse o deputado Paulo Azeredo (PDT). “Sonhamos com um momento em que os presídios serão transformados em escolas e não o contrário”, criticou o líder da bancada do PT, Elvino Bohn Gass.

Foto: Kiko Machado
Postado por Marco Aurélio Weissheimer em http://www.rsurgente.net/

Nenhum comentário: