Seguidores

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A vitória da união sobre a intransigência

Os servidores públicos estaduais do RS, em especial, educadores e policiais militares, têm no dia 22 de dezembro de 2009 um marco histórico nas lutas em defesa dos seus direitos.
Após um ano de muita mobilização dos trabalhadores, o governo enviou à Assembléia Legislativa um pacote de projetos de leis, para votação em regime de urgência, extremamente nefastos, que atacariam as duas maiores categorias do serviço público do estado, congelaria salários e retiraria direitos conquistados ao longo de muitos anos de luta.


Numa ação inesperada pelo governo, os servidores demonstraram toda a força da sua união e conhecimento acerca do real conteúdo dos projetos, protestando e buscando apoio contra a aprovação dos mesmos. Assim, com várias categorias em “estado de greve” e a vanguarda do magistério ocupando a Praça da Matriz, em frente à Assembleia Legislativa e Palácio Piratini, sem desistir de proteger seu plano de carreira, durante os dias 15, 16 e 17 de dezembro o projeto que aumentava a contribuição previdenciária e criava um completivo salarial para a BM foi a plenário sem conseguir ser votada, uma vez que a base governista não tinha os votos suficientes para sua aprovação, retirando o quórum nas três sessões.


Em última tentativa, foi marcada sessão extraordinária para a terça feira, dia 22, quando deveriam ser votados, pela manhã, os projetos da Brigada Militar e, à tarde, os do Magistério, a fim de destrancar a pauta e concluir os trabalhos da AL para então iniciar o recesso parlamentar.
Os boatos de retirada dos projetos, divulgados pela imprensa, não desmobilizou os servidores que lotaram as galerias, somados ao grande grupo que aguardava na frente do Palácio Farroupilha, com bandeiras, faixas, cartazes e palavras de ordem. A manhã de discussões acaloradas na AL, deram a certeza da derrota dos projetos de lei, fazendo com que a base governista optasse pela votação contrária ao pacote. Após, foi retirada a urgência dos projetos que tratam dos direitos e salários do magistério.


Em clima de emoção, os servidores comemoraram a derrota do governo e entoaram o Hino Rio-grandense, celebrando a vitória da unidade dos trabalhadores, a qual permanecerá em 2010. Logo depois, os educadores aprovaram o encerramento da greve que durou 8 dias, de muita mobilização e pressão pela rejeição do pacote.

No dia seguinte, foi divulgado pela imprensa burguesa, pesquisa de opinião realizada entre os dias 14 e 18 deste mês, pelo Datafolha, que mostra que a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), tem a pior avaliação num ranking de dez governadores.
Com nota média de 3,9, Yeda ficou atrás até do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, sem partido, que teve nota média de 4,8.Yeda tem seu governo avaliado como péssimo ou ruim por 50% dos entrevistados. Somente 12% acham o governo gaúcho ótimo ou bom. Para 37% a administração da governadora é regular.
Os dois governadores com pior avaliação no levantamento tiveram, recentemente, os nomes envolvidos em escândalos de corrupção nos estados que governam.

Nenhum comentário: