Seguidores

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ato Unificado do Funcionalismo Estadual

O mês de dezembro começou agitado em Porto Alegre. Na manhã do dia 01, centenas de servidores públicos do RS fizeram uma manifestação em frente ao Palácio Piratini e Assembleia Legislativa, pela retirada do chamado “pacote de bondades” oferecido pelo governo do Estado à Brigada Militar e Professores. Além do Magistério e BM, Polícia Civil, Ministério Público, Servidores do Judiciário, SindiCaixa, SindiÁgua uniram-se contra os projetos que destroem as carreiras e os serviços públicos do Rio Grande do Sul.

Enquanto concede aumentos para os altos salários, o governo Yeda submete a grande massa do funcionalismo à miséria, pagando os piores salários do país para os servidores da segurança e negando a aplicação do Piso Salarial Nacional para os trabalhadores da educação, que estão sem reajuste salarial há mais de três anos, além de atacar diretamente o plano de carreira dos professores, implantando a meritocracia e oferecendo um completivo salarial – que atinge uma parcela mínima da categoria – sobre o qual benefícios obtidos ao longo da carreira não são incorporados.

Durante o Ato Público, foi entregue aos deputados um documento solicitando a retirada dos projetos que atacam direitos dos trabalhadores. O CPERS tem marcada assembleia geral dos educadores para o dia 09 de dezembro. Nesta data, haverá mais uma manifestação conjunta dos servidores que poderão deliberar por uma greve geral no Estado. Os ataques do governo aos direitos dos trabalhadores conseguiram unificá-los em torno de uma bandeira: a rejeição ao pacote e a exigência de sua retirada do Legislativo.


Nenhum comentário: