A forma de avaliação do rendimento escolar escolhida pelo governo do Estado, através do Saers/SEC, é contestada pelo CPERS/Sindicato. A presidente Rejane de Oliveira argumenta que esse sistema prevê apenas a aplicação de uma prova para avaliar o aprendizado do aluno. 'Há vários elementos que precisam ser considerados, como o fato de o teste ser aplicado em um momento em que o aluno pode não estar bem. Não é possível estabelecer um parecer a partir de um só momento escolar'. Assim, segundo ela, o discurso de aferição da qualidade da Educação não pode ser avaliado em só uma prova. 'É um equívoco, é um método que não condiz com a realidade.'
Rejane entende que é preciso respeitar as diversidades de cada região. Diz que quem estuda na área rural não vive a mesma realidade do aluno de uma instituição urbana; e que a prova padroniza o aluno e não respeita a sua realidade. Para a dirigente, a melhoria da Educação deve estar embasada em: investimentos na escola, boa qualidade do material pedagógico, condições de trabalho para o professor e o aluno, e valorização profissional.
Matéria publicada pelo jornal Correio do Povo, ediação de 23 de julho de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário