Seguidores

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Companheiro Evandro, para sempre presente!

Morreu no dia 26 de outubro, após um infarto fulminante, o companheiro Evandro Pinto, militante do PSTU e da Conlutas.
Evandro tinha 38 anos e dois filhos, Marvin e Sofia. Era professor de língua portuguesa das redes municipal e estadual de ensino de Belém, iniciou sua militância no movimento estudantil, onde fez parte do Centro Acadêmico de Letras da UFPA. Em 1996 ingressou no PSTU e a partir de 1999 passou a atuar na categoria de professores.
Durante sua participação no movimento foi diretor da subsede Belém do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará) e participou de inúmeras greves. Em 2005 numa duríssima greve contra o prefeito Duciomar Costa foi preso juntamente com outros ativistas numa manifestação em frente à prefeitura de Belém, o que lhe rendeu processo na justiça federal criminalizando-o juntamente com outros seis companheiros. É por esta e tantas outras lutas, pelo pai e grande companheiro que foi, que lembraremos sempre de Evandro.
Mas aqui não podemos deixar de dizer que o infarto fulminante que fez tombar nosso companheiro tem sido muito comum entre os trabalhadores da educação, que devido aos baixos salários acabam se submetendo a jornadas estafantes de trabalho para poder garantir o sustento da sua família.
A perda do camarada reafirma a nossa certeza de que temos que lutar ainda mais contra esse sistema de exploração, fome e miséria que é o capitalismo.
Companheiro Evandro. Presente!
Abel Ribeiro, da Direção do PSTU Belém

Nenhum comentário: